15. FORMAS ALTERNATIVAS PARA A SOLUÇÃO DE PRAGAS.

Certamente os agrotóxicos são um problema, já que são usados de forma indevida. Podendo causar muitas doenças nos seres humanos, animais e a grande poluição do ambiente com ênfase no solo e na água. Portanto, devemos desenvolver formas alternativas para o combate de tais pragas ou técnicas que não utilizem ou usem poucos agrotóxicos. Infelizmente, algumas técnicas ainda são inviáveis dada a grande demanda de alimentos no mercado, portanto é necessário que a priori seja revisado a aplicação dos agrotóxicos, ensinando os cultivadores a usá-los de forma menos prejudicial.
Por outro lado, temos os métodos alternativos. Como plantação conjunta, no caso do morango, comumente atacado pelo ácaro rajado, o plantio de alho próximo aos pés da planta é suficiente para repelir a praga que provoca o apodrecimento da fruta. O índice de redução dos ácaros é de até 50% e o a atribuem o sucesso ao forte odor do alho. Também temos o controle biológico é o uso de inimigos naturais para controlar pragas agrícolas. Esses organismos benéficos podem ser insetos, predadores ou até microrganismos (como bactérias e fungos).
Eles não são nocivos à saúde ou ao meio ambiente e não deixam resíduos na lavoura. Um exemplo é o Baculovírus, que ataca a lagarta da soja. Ele pode ser dissolvido na água para ser pulverizado, e não traz riscos à saúde do homem nem contamina o solo e as fontes de água. É uma das formas de usar a cadeira alimentar que os agrotóxicos tanto desequilibram ao nosso favor. Também temos o uso de feromônios como forma de armadilha para as pragas, por exemplo, para controlar as pragas de percevejos nas plantações de soja e arroz, a Embrapa realizou pesquisas com o macho da espécie, retirando o feromônio natural exalado pelo inseto e fabricando em laboratório. Daí são espalhados dispositivos que liberam o feromônio em armadilhas, atraindo e capturando as fêmeas.
A tecnologia é um dos principais aliados no combate ao uso excessivo de agrotóxico e no combate às pragas, o exemplo disso são os alimentos geneticamente modificados para serem mais resistentes a tais empecilhos. Os alimentos transgênicos são resistentes às pragas e suas lavouras usam menos agrotóxicos. A plantação não vai precisar da mesma quantidade de agrotóxico, portanto as chances de ingestão de agrotóxicos pelo homem e de contaminação do meio ambiente são mais reduzidas.

Uma forma muito inovadora, que respeita o meio ambiente, respeita os ciclos ecológico é a agrofloresta. Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em conjunto com a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta. Os alimentos são plantados junto com a floresta, lhe é garantido nutrientes no solo e chuvas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3.0 QUÍMICA ORGÂNICA E AGROTÓXICOS

LINKS

6. DELTAMETRINA